17 de outubro de 2015

COMO AUMENTAR A PRODUTIVIDADE NO TRABALHO E NA VIDA

Olá! Amigo leitor.

Hoje em dia no mercado de trabalho se ouve muito, fazer mais com menos, mas, o que realmente o gestor quer dizer com isso?

 Significa reduzir custos, por isso, você tem que ter outros talentos para ficar na empresa, se não vai ser desligado.

Engraçado, afinal até aquele momento a pessoa tinha todos os talentos necessários, e, agora ele o (gestor) quer que o dito cujo tenha outros talentos que nunca foram treinados ou desenvolvidos.

Ai você pergunta para o “chefe” como assim, outros talentos, como vou fazer isso?

Daí, ele não sabe como orientar, ele diz, não sei, e, se vira! Dê um jeito o facão está passando pelas áreas e você tem que se virar, saiba vender seu serviço.

Hoje a produtividade é medida por resultados que aparecem nos indicadores das áreas, resultado este que você conseguiu, mas de que forma?

É um resultado consistente ou no próximo mês vai variar para baixo, aí, você tem que trabalhar mais para pelo menos ficar estável no patamar atingido.

Nas minhas andanças pelas empresas, esse fantasma é recorrente e põe recorrente nisso, as pessoas são sufocadas até não aguentarem mais para atingir metas, ou pedem demissão ou são demitidas pela baixa produtividade.

Como devo então manter minha produtividade numa crescente constante sem variação para baixo?

A resposta é simples, mas você vai ter que ter muita determinação e vontade de atingir os resultados mês a mês.

Lembre-se do Ciclo do PDCA essa é a solução para você ir melhorando seu desempenho, e, com isso aumentando sua produtividade.

O PDCA não é só uma ferramenta que pode ser utilizada na gestão da qualidade, ela pode ser utilizada em qualquer situação da sua vida, então aprenda a utilizar de forma a te ajudar sempre que você precisar atingir metas empresariais, planejamento de viagens, estudo na escola,  faculdade, planejar casamento, planejar seu desempenho financeiro, etc.

Ela é uma ferramenta muito versátil e traz aumento de produtividade no final de cada ciclo do seu giro.

Apoio e motivação do gestor da área  fundamental para o sucesso individual e coletivo das pessoas envolvidas na área, isso faz com que a equipe atinja resultados consistentes como afirma Steve Jobs:

 

Meu modelo de negócio são os Beatles. Eles eram quatro caras que

mantiveram suas tendências negativas em cheque. Eles balancearam

um ao outro, e o total foi superior  à soma entre as partes.

 

Olhe o exemplo deste empresário que revolucionou o mundo da tecnologia com sua empresa a Apple.

A Apple se diferenciava dos concorrentes com uma avalanche de inovações futuristas, que se você avaliar ela forçava o processo evolutivo do mercado.

Com certeza forçava uma inovação tão forte que tiravam o sono dos projetistas concorrentes.

Lembra muito o livro que li recentemente a Estratégia do Oceano Azul, que trabalha o conceito da diferenciação para superar a concorrência.

Jobs, pelo que foi mostrado no filme pensava constantemente em ganhar da concorrência pela diferenciação do produto nos detalhes,  era uma pessoa de bom gosto e buscava mostrar isso constantemente nos seus produtos inovadores. 

Ele realmente deixou a sua marca no universo, a Apple é hoje uma das marcas com maior valor agregado do mercado.

Como você pode ver o líder também faz a diferença na produtividade de uma empresa, ele inspira seus colaboradores a querer ajudá-lo na criação e desenvolvimento da marca, através do aumento de produtividade e melhoria do produto.

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário